Raul Lino
Raul Lino é um dos arquitetos que mais marcou a paisagem sintrense no século XX. Tanto em qualidade, com edifícios que misturam o tradicional e o clássico, como em quantidade (fez diversos projectos de arquitectura, sobretudo casas de habitação).
Outras informações importantes:

Sabias que...

... este arquiteto é que desenhou o alargamento da Volta do Duche, em Sintra?

A Volta do Duche é a estrada que liga a zona da Câmara Municipal de Sintra (Paços do Concelho) à Vila Velha de Sintra. Foi o arquitecto Raul Lino que fez o projecto da sua remodelação, com a estrada e os passeios tal como hoje conhecemos, mais largos. Esta "nova" Volta do duche, torna-se assim um bonito passeio dos paços do Concelho à Vila Velha).
Sabias que
Casa dos Penedos, em Sintra, projecto de 1920.
k_0000001a
Raul Lino
Para os meus pais e professores
lerem comigo
Biografia incluída no projecto Web "O traço do arquitecto na paisagem sintrense" – da responsabilidade do Arquivo Municipal da Câmara Municipal de Sintra, em fase de conclusão e a publicar em breve.


RAUL LINO
(1879-1974)
Biografia

Parte 1


Conservador e revolucionário, ousado e tradicionalista, mas acima de tudo um dos mais geniais arquitectos portugueses do século XX, Raul Lino (1879-1974), figura ímpar no panorama arquitectónico nacional, produziu vasta e ecléctica obra e foi autor da imagem da Casa Portuguesa, constituindo a sua principal preocupação em criar uma arquitectura integrada na paisagem.

Raul Lino recebeu uma educação bipartida entre a Alemanha e Inglaterra, onde adquiriria a sua formação filosófica e histórica. Aos vinte anos regressou a Portugal e aqui pode materializar as teorizações das escolas que frequentara, promovendo uma síntese única na arquitectura nacional.

Parte 2


Assim, a obra de Raul Lino assenta num arquétipo culturalista, no qual predomina a ideia de que só o conhecimento do terreno/paisagem sobrevalorizam conceitos e valores tradicionais da pura arquitectura portuguesa. O arquitecto além de riscar casas, também assinou painéis e azulejos, criou porcelanas, desenhou mobílias, preocupando-se ao mesmo tempo em teorizar as suas concepções, escrevendo artigos, livros e ensaios sobre arquitectura. A par desta actividade exerceu ainda os lugares de Chefe da Repartição de Estudos e Obras e Monumentos e de Superintendente dos Palácios Nacionais.

A vasta obra de Raul Lino encontra-se espalhada um pouco por todo o país.

 
Se encontrares algum erro nesta página ou se tiveres mais alguma informação, contacta-nos.
Também podes contribuir com a tua criatividade: envia-nos os teus textos e/ou ilustrações! Vê como aqui.