Keil do Amaral
Este é um dos arquitetos mais importantes do século XX que interviu no concelho de Sintra. Esta intervenção deu-se com a construção do edifício que desenhou para sua própria casa de férias, na Praia das Maçãs.
Outras informações importantes:

Sabias que...

... este arquitecto é neto de Alfredo Keil?

Alfredo Keil, como também podes ver na Sintraclopédia, foi um compositor e artista que concebeu a música que mais tarde (já depois da sua morte) foi escolhida para hino nacional. A família Keil tem uma série de pessoas notáveis no campo das artes, entre as quais o arquitecto Keil do Amaral.
Sabias que
Casa de férias na Praia das Maçãs, pormenor do projecto desenhado por Keil do Amaral.
k_0000001a
k_0000001
Para os meus pais e professores
lerem comigo

Biografia incluída no projecto Web "O traço do arquitecto na paisagem sintrense" – da responsabilidade do Arquivo Municipal da Câmara Municipal de Sintra, que podes consultar aqui:

www.tracodoarquiteto.cm-sintra.pt


FRANCISCO CAETANO KEIL DO AMARAL
Biografia


Nasceu em Lisboa a 28 de Abril e aí morreu a 19 de Fevereiro de 1975.

Oriundo de uma família com grandes tradições em vários campos da actividade artística, e diplomado pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa foi um importante arquitecto português da sua geração e um dos que maior influência exerceu no desenvolvimento da arquitectura moderna em Portugal.

Através da Câmara Municipal de Lisboa, dedica-se principalmente ao traçado das grandes zonas verdes que então eram planeadas, sendo o autor dos arranjos dos Parques de Monsanto e do Campo Grande (década de 40) e de muitos dos seus edifícios, alguns em colaboração com Alberto J. Pessoa e Hernâni Gandra, onde desenvolve todo um vocabulário formal que procura tirar partido de uma cuidada relação com o sitio e a vegetação que se tornaram constantes em muitas das suas obras.

 
Se encontrares algum erro nesta página ou se tiveres mais alguma informação, contacta-nos.
Também podes contribuir com a tua criatividade: envia-nos os teus textos e/ou ilustrações! Vê como aqui.