D. João I
Este rei fez de Sintra a sua residência oficial. E para tal, efectuou grandes obras de remodelação no Paço Real (hoje conhecido por Palácio da Vila ou, o seu nome oficial, Palácio Nacional de Sintra).
Outras informações importantes:

Sabias que...

... uma caricatura de
D. João I ganhou o 1.º prémio d
o concurso World Press Cartoon de 2011?

É verdade! João Vaz de Carvalho venceu o World Press Cartoon 2011 na categoria Caricatura, com este trabalho chamado…D. João I:

D. João I
Sabias que
D. João I
Para os meus pais e professores
lerem comigo
Cronologia citada do sítio na Web Vidas Lusófonas:

Parte 1

1357: Nasce D. João, filho bastardo de D. Pedro I

1363: Apenas com 6 anos, é agraciado com o Mestrado de Avis.

Parte 2

1383: D. João mata o Conde de Andeiro, valido de D. Leonor Teles, viúva do Rei D. Fernando (meio-irmão de D. João) e que se prepara para entregar o trono português ao Rei de Espanha; D. João, Mestre de Avis, é nomeado regente e defensor do Reino.

1384: D. Nuno Álvares Pereira derrota os castelhanos na batalha de Atoleiros.

1385: D. João é aclamado Rei nas Cortes de Coimbra, dando início à segunda dinastia portuguesa, dita de Avis; com o Condestável D. Nuno Álvares Pereira, em Aljubarrota arrasa as pretensões castelhanas à Coroa portuguesa; para comemorar a vitória, manda edificar o Mosteiro da Batalha.

Parte 3

1386: Inicia a unificação interna do país, tentando sempre o equilíbrio das Finanças da Coroa; tentando sempre o equilíbrio entre os interesses da nobreza e da burguesia comercial; firma a aliança anglo-portuguesa que ainda hoje vigora

1387: Casa com D. Filipa de Lencastre

1415: Participa na tomada de Ceuta, iniciando assim a expansão ultramarina portuguesa. Escreverá depois O Livro da Montaria.

1433: Morte de D. João I, Mestre de Avis.

 
Se encontrares algum erro nesta página ou se tiveres mais alguma informação, contacta-nos.
Também podes contribuir com a tua criatividade: envia-nos os teus textos e/ou ilustrações! Vê como aqui.