Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Colares
Esta corporação de bombeiros tem a sua sede em Colares. E tem já mais de 100 anos, pois foi fundada em 1890!
Outras informações importantes:

Sabias que...

... os primeiros carros de bombeiros de Colares eram puxados por animais?

É verdade! Como o desta imagem!
Sabias que

Mapa de localização


Ver mapa maior

Piscinas

Piscinas

Piscina

O Complexo de Piscinas dos Bombeiros Voluntários de Colares é uma infraestrutura de água aquecida para a prática de diversas actividades aquáticas e de lazer.

O Complexo é constituído por uma Piscina de 25 X 12,50 m e por um Tanque de Aprendizagem de 12 X 6 m, destinado, essencialmente, a crianças.

Classes:

Bebés – Crianças – Jovens – Adultos - Gerontes

Modalidades:

Natação - Hidroginástica – Hidrosénior – Hidrobyque - Hidrobyque Sénior - Hidroterapia (Reabilitação Aquática) - Natação Livre

Mediante Acordo de Cooperação com a Câmara Municipal de Sintra, o Complexo de Piscinas recebe os alunos das escolas oficiais do Agrupamento de Escolas de Colares.

Vários colégios privados da freguesia e de freguesias limítrofes utilizam também este complexo de piscinas para as aulas de natação dos seus utentes.

 

b_0000012
Para os meus pais e professores
lerem comigo

Historial


Pequeno Historial

A data oficial da fundação da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Colares remonta ao dia 9 de Março de 1890, sendo, por essa razão, a mais antiga corporação de bombeiros do concelho de Sintra.

Naquela época, constituiu-se, numa primeira fase, como 5.ª Esquadra da Real Associação de Bombeiros Voluntários da Ajuda por intervenção de Eduardo Rodrigues da Costa, grande benemérito da Vila de Colares, sócio da Real Associação e membro deste corpo de bombeiros, a quem ficou incumbida a chefia da nova esquadra, da qual era Comandante o Infante D. Afonso Henriques, Duque do Porto.

Mais tarde, Eduardo Rodrigues da Costa foi nomeado Comandante da novel Associação dos Bombeiros Voluntários de Colares, iniciando-se assim uma caminhada de distintos serviços à comunidade até aos dias de hoje.

Recursos

Actualmente, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Colares disponibiliza para o serviço à comunidade os seguintes recursos:

Área Operacional

Corpo Activo: 74 elementos

Quadro Auxiliar: 34 elementos

Quadro de Reserva: 13 elementos

Quadro de Honra: 15 elementos

Viaturas:

Ambulâncias de Socorro (ABSC): 3

Ambulâncias de Transporte em Maca (ABTD): 2

Ambulâncias de Transporte Múltiplo de Doentes (ABTM): 4

Viatura de Comando (VCOT): 1

Viaturas para Transporte de Pessoal (VOPE): 2

Viaturas de Combate a Incêndios (VFCI): 3

Auto-tanque Urbano (VTTU): 1

Auto-tanque Rural (VTTR): 1

Viatura Espelio/Mergulho (VAME): 1

Viatura de Salvamento e Desencarceramento (VSAT): 1

Viatura de Apoio (VETA): 1

A formação contínua do pessoal é uma das grandes preocupações desta associação, cujo Corpo Activo conta com diversos formadores, que ministram permanentemente cursos nas áreas das Técnicas de Socorrismo, Técnicas de Salvamento e Desencarceramento e Técnicas de Combate a Incêndios Florestais. A associação disponibiliza estes recursos para formação nas escolas ou noutras instituições, quando para tal é solicitada.

Dentro da área operacional, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Colares mantém em plena actividade uma prestigiada Fanfarra, composta por 40 elementos.

Posto Médico

Para além dos serviços de socorro e de emergência, oferece também outros serviços de extrema importância, para sócios e população em geral:

Posto Médico (horário de funcionamento de 2ª a Domingo):

Com atendimento de enfermagem, recolha de produtos para análises clínicas, acupunctura, osteopatia, terapia da fala, massagem, nutricionista e consultas médicas nas seguintes especialidades:

Cardiologia – Cirurgia Geral - Clínica Geral - Ginecologia/Obstectrícia - Medicina Dentária – Medicina Desportiva – Medicina no Trabalho - Oftalmologia – Otorrinolaringologia – Pediatria – Psicologia - Urologia
 

 
Se encontrares algum erro nesta página ou se tiveres mais alguma informação, contacta-nos.
Também podes contribuir com a tua criatividade: envia-nos os teus textos e/ou ilustrações! Vê como aqui.