Biblioteca Municipal de Sintra
A Biblioteca Municipal de Sintra existe desde 1940! Até 2003 estava instalada no Palácio Valenças, mas desde 2003 que funciona num edifício que se chama Casa Mantero. Aqui existem salas de leitura, um espaço de informática, outro para crianças e muito mais!
Outras informações importantes:

Sabias que...

... nesta biblioteca podes ler... claro! Mas também ouvir música e ver filmes?
Sabias que

Mapa de localização



Ver localização num mapa maior

 

Objectivos e missão

- Possibilitar e contribuir para o pleno desenvolvimento e elevação do nível de formação sócio-cultural do Concelho de Sintra;


-  Promover a democratização do acesso à informação ao garantir e fornecer ao cidadão o seu livre acesso e actualização;


- Contribuir para o acesso à informação junto do cidadão sem distinção de etnia, cor, nacionalidade, idade, sexo, religião, língua, situação social e nível de instrução;

- Promover e difundir os hábitos de leitura e pelos novos suportes de informação, junto da comunidade;


- Garantir e fornecer ao cidadão o livre acesso à informação independentemente do seu carácter ou suporte;

- Reunir, preservar, restaurar, tratar e difundir vários suportes de informação de acordo com os seus objectivos de informação, cultura e lazer;

- Promover o conhecimento sobre a herança cultural, principalmente do Concelho de Sintra;


- Proporcionar as condições que possibilitem a autoformação dos indivíduos, disponibilizando recursos para a sua formação permanente de forma a poder exercer os seus direitos democráticos e ter um papel activo na Sociedade;


- Estimular a utilização da Biblioteca e dos seus serviços como forma de ocupação salutar de tempos livres;


- Promover actividades de Animação e Difusão do Livro e da Leitura;


- Optimizar, rentabilizar e inovar os serviços prestados pelas Bibliotecas Municipais do Concelho de Sintra;
- Alargar e promover a Rede de Bibliotecas Municipais de Sintra;


- Promover as Bibliotecas Municipais do Concelho de Sintra.

Morada e informações úteis

Morada:
Rua Gomes de Amorim, Nº. 12 e 14
e
Alameda dos Combatentes da Grande Guerra, Nº. 14 e 16
2710 SINTRA

Telefone:
21 923 6170/ 77

Fax: 21 923 61 79

 

Horário


Biblioteca:
2ª. Feira – 14 H às 20H
3ª. a 6ª. Feira – 10 H às 20 H
Sábados – 14.30 H às 19.30 H
Durante o mês de Agosto a Biblioteca encerra às 18H00, às segundas, terças, quartas, quintas e sextas-feiras.

Bar E Casa de Chá:
3ª. a 6ª. Feira – 10 H às 20 H
Sábados – 14.30 H às 19.30 H

Cibercafé (Espaço Internet)
2ª. Feira – 14 H às 20H
3ª. a 6ª. Feira – 10 H às 20 H
Sábados – 14.30 H às 19.30 H

Loja Municipal:
2ª. Feira – 14 H às 20H
3ª. a 6ª. Feira – 10 H às 20 H
Sábados – 14.30 H às 19.30 H



Transferir Regulamento da Biblioteca.

Biblioteca Municipal de Sintra
Para os meus pais e professores
lerem comigo

Informações do Sítio na Web da Câmara Municipal de Sintra:

Toda a pessoa tem o direito de tomar parte livremente na vida cultural da comunidade, de fruir as artes e de participar no progresso cientifico e nos benefícios que deste resultam…
(Artigo 27º Declaração Universal dos Direitos do Homem)

Todos têm o direito à fruição e criação cultural, bem como o dever de preservar defender e valorizar o património cultural…(Artigo 78º, capitulo III, Constituição da República Portuguesa)

Introdução

A Biblioteca tal como refere o Manifesto da UNESCO é o centro local de informação, tornando de imediato acessível aos seus utilizadores o conhecimento e a informação de todos os géneros. Os seus serviços devem ser oferecidos com base na igualdade de acesso a todos, sem distinções …

Todos os grupos etários deverão encontrar os documentos adequados às suas necessidades, tal como as colecções e acima de tudo os serviços devem incluir todos os tipos de suporte e tecnologias modernas apropriadas. É essencial que sejam de elevada qualidade e adequadas às necessidades e condições locais e que, permitam acompanhar as tendências actuais e a evolução da sociedade.

É neste contexto e com o objectivo de concretizar a missão e função da Biblioteca na sociedade actual e tendo em conta o papel de Sintra Património Mundial, que a Câmara Municipal de Sintra – Departamento de Cultura e Turismo – Divisão de Património Histórico-Cultural levou a cabo o projecto de abertura das novas instalações da Biblioteca Municipal de Sintra (Biblioteca central), criada em 29 de Setembro de 1939.

História

Contando com uma tradição de mais de 64 anos, a Biblioteca Municipal de Sintra (Biblioteca central) funcionou de 1939 a 2003, no edifício romântico do Palácio Valenças, no extremo sul do Parque da Liberdade.

Mas a ideia de constituir-se uma Biblioteca Pública em Sintra remonta ao último quartel do séc. XIX, a primeira tentativa surgiu com António R. da Cunha (1862-1923), chefe de Secretária da Câmara, que em 1910 pretendeu dinamizar uma pequena Biblioteca por ele instalada no edifício dos Paços do Concelho.

O Escritor Francisco Costa, em 1939 tomou de novo a seu cargo a iniciativa da edilidade e em boa hora o fez, pois a Biblioteca Municipal de Sintra cedo se tornou, numa verdadeira “Casa de Cultura”, a primeira do seu género em todo o País, até 2003.

Durante este período e acompanhando a evolução ocorrida no contexto das Bibliotecas a C.M.S. levou a cabo a criação de pólos da Biblioteca Municipal de Sintra, nomeadamente a Biblioteca Itinerante em 1972; o pólo de Agualva Cacém, em 11 de Novembro de 1997; o pólo da Tapada das Mercês, a 23 de Abril de 1998 e futuramente o pólo de Queluz, ao mesmo tempo que descentralizava os serviços prestados pela Biblioteca central e dotava o concelho de uma rede de Bibliotecas Municipais que satisfaça as necessidades a nível do livro e da leitura.

Mas a grande aposta da C.M.S. foi a abertura, de uma nova Biblioteca Municipal de Sintra, com o apoio do I.P.L.B., na Casa Mantero construída no séc. XIX em estilo vitoriano e um num novo edifício, aproveitando toda a zona arborizada anexa, constituindo-se como uma recuperação e reabilitação do Património da Vila de Sintra.

A nova Biblioteca Municipal de Sintra, na Casa Mantero, será uma Biblioteca Pública, que funcionará de acordo com as mais recentes correntes de Biblioteconomia e com as linhas de orientação do “Programa de Apoio às Bibliotecas Públicas” do I.P.L.B. (Instituto Português do Livro e das Bibliotecas), integrando a R.N.B.P. ( Rede Nacional de Bibliotecas Públicas).

Serviços

- Leitura de Presença;
- Empréstimo Domiciliário;
- Atendimento personalizado, através de um serviço de referência e informação para orientação dos utilizadores na Biblioteca e apoio a pesquisas Bibliográficas;
- Informatização em Rede;
- Catalogo Bibliográfico Informatizado;
- Sector Infantil e Juvenil;
- Bebéteca;
- Sector de Periódicos;
- Sector Multimédia e de Autoformação;
- Internet;
- Livre acesso às estantes;
- Núcleo de Braille;
- Serviços de leitura especiais para Deficientes visuais e motores;
- Reprografia;
- Núcleo de História Local e Regional (Sintriana);
- Gabinetes de Estudo;
- Fundo Antigo;
- Espólios;
- Animação do Livro e da Leitura;
- Visitas guiadas;
- Informação à comunidade;
- Cooperação com Escolas;
- Acesso para deficientes;
- Bar e Casa de Chá;
- Cibercafé;
- Loja Municipal;
- Galeria de Exposições.

 
Se encontrares algum erro nesta página ou se tiveres mais alguma informação, contacta-nos.
Também podes contribuir com a tua criatividade: envia-nos os teus textos e/ou ilustrações! Vê como aqui.