Azenhas do Mar
As Azenhas do Mar são uma das paisagens mais características do litoral sintrense. E sabes porquê? Bem, basta vermos a fotografia ao lado ou qualquer pintura que a represente: é uma imponente localidade, construída sobre as rochas!
Outras informações importantes:

Sabias que...

... nesta localidade existiu um importante museu de arte?

Chamava-se Sala-Museu Paula Campos e era dedicado ao professor e artista Emílio Paula Campos. Foi inaugurado em 1945 e encerrou perto dos anos 70 do mesmo século. Para além do artista homenageado, podíamos apreciar obras de arte de Columbano, Júlio Pomar, Júlio Rezende, Mário Dionísio e outros nomes importantes da Arte Portuguesa.
Sabias que

Vê aqui a localização desta praia



Ver mapa maior
Vista geral
Para os meus pais e professores
lerem comigo
Conhecida em tempos pela sua piscina com água do mar – chamada de piscina oceânica –, as Azenhas do Mar são, desde há muito, local procurado por turistas. Aí funcionaram as azenhas (que lhe deram o nome), existem vinhedos com a casta ramisco (que dá origem ao famoso Vinho de Colares) e circulou o eléctrico, em linha própria, desde o Banzão.

Esta localidade uma intensa vida cultural que teve o seu expoente com a Sala-Museu Paula Campos (1945-cerca de 1970), espaço que homenageou um dos residentes ilustres da terra (Emílio de Paula Campos). Aqui estiveram expostas obras de arte de Columbano, Falcão Trigoso, Mário Dionísio, Júlio Pomar, Júlio Rezende, entre muitos outros. Mas também tinha um espaço de aboletamento para artistas, ou seja, estes podiam passar temporadas em quarto próprio a fim de visitarem o espaço e a região.

Os edifícios de relevo a destacar são: a Capela de S. Lourenço e a Escola Oficial. Existem ainda obras de arquitectos como Raul Lino ou Norte Júnior.

Freguesia:
Colares

População:
Cerca de 800 pessoas


 
Se encontrares algum erro nesta página ou se tiveres mais alguma informação, contacta-nos.
Também podes contribuir com a tua criatividade: envia-nos os teus textos e/ou ilustrações! Vê como aqui.