Anta de Agualva
Este é um monumento pré-histórico que podemos visitar em Agualva. Trata-se mais concretamente de um monumento megalítico com corredor e que tem quase 5.000 anos!
Outras informações importantes:

Sabias que...

... esta anta foi considerada Monumento Nacional em 1910?
Sabias que
Anta de Agualva
Para os meus pais e professores
lerem comigo

Sobre a Anta

No site do IGESPAR (Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico), em ficha sobre este monumento, podemos ler que na região sintrense apresenta: "um considerável conjunto de exemplares de várias tipologias arqueológicas, num testemunho assaz evidente da sua localização privilegiada, quer em termos estratégicos, quer cinegéticos, como confirmarão os inúmeros arqueossítios já identificados e escavados, numa prova indelével das condições propícias que forneceu de modo contínuo, desde o Paleolítico, ao estacionamento de comunidades humanas".

Ou seja, a região de Sintra é rica em vestígios pré-históricos e a Anta de Agualva é exemplo disso. Ainda, segundo o site: "a anta apresenta uma câmara funerária poligonal composta de sete dos esteios que a comporiam inicialmente, ainda in situ, embora bastante fragmentados, e que se encontraria, na origem, bem diferenciada da zona de corredor".

Características


Data:

Calcolítico Inicial
(entre c. de 2700/2500 e c. de 2300 a.C.)*

Localização:
Quinta do Carrascal (Bairro da Anta), em Agualva

Categoria de Protecção
Monumento Nacional
classificado pelo IPPAR em 16 de Junho de 1910

* Segundo Susana de Oliveira Jorge, in "Desenvolvimento da hierarquização social e da metalurgia. Nova História de Portugal", 1990, Lisboa.

___
Fonte: ficha do IGESPAR
 
Se encontrares algum erro nesta página ou se tiveres mais alguma informação, contacta-nos.
Também podes contribuir com a tua criatividade: envia-nos os teus textos e/ou ilustrações! Vê como aqui.